top of page
COMPANHIA DAS ROSAS
COMPANHIA DAS ROSAS
A Cia das Rosas surgiu em 2017 a partir de uma pesquisa de Erica Stoppel e Luara Bolandini, centrada na relação entre a arte circense, o teatro de bonecos e a necessidade de dialogar com as crianças e dar voz a questões da infância.
Atualmente, a Companhia realiza apresentações em espaços abertos e teatros do Estado de São Paulo e possui um repertório de 3 espetáculos para crianças:
Rosa Pequena, Vida de Circo-dirigido por Bruno Rudolf do Grupo Solas de Vento;
Rosa em Casa; Na Casada Rosa - com direção de Sandra Vargas do Grupo Sobrevento; e Catastrôfe ,obra audiovisual, dirigida por Carla Candiotto.
Em 2022, compôs a programação do Palco Virtual do Itaú Cultural com o espetáculo Catastrôfe. Ainda em 2022, foi contemplada pelo edital Sesi Viagem Teatral com o espetáculo Rosa Pequena, Vidade Circo e realizou uma temporada no Sesi da Av. Paulista e apresentações em outras unidades do Sesi do interior de SP .
Desde 2021, apresenta o espetáculo "Na Casa da Rosa" seguido de conversas e oficinas em escolas e espaços voltados para a formação infanto-juvenil; Em 2021, realizou este projeto nas escolas Chácara Cantagalo-Cotia e na Escola Municipal da Campininha e em 2022 no Sesc Curumim -unidade 24 de Maio. Em 2022, participou do Festival Bonecos promovido pelo Sesc 24 de Maio com este espetáculo. Nesse mesmo ano realizou apresentações do espetáculo em escolas públicas das cidades de Carapicuíba, Embu das Artes e Cotia com o projeto contemplado no Edital Proac Expressolei Aldir Blanc no 44/2021, prêmio por histórico de realização em teatro.
INTEGRANTES:
ERICA STOPPEL
Trapezista, formada em Artes Cênicas na Universidade das Artes, Argentina,com
Mestrado em Artes da Cena (Instituto de Artes da Unicamp). É artista co- fundadora da Cia Piccolo CircoTeatro de Variedades desde 2013 e do Circo Zanni desde 2004.
Criou a Cia Linhas Aéreas em 1999. Junto com La Minima e Circo Minimo criou a Central do Circo (1999 a 2003). Foi co-fundadora da Companhia Nau de Ícaros em 1993,onde atuou até 1997. Trabalhou como convidada junto com Acrobático Fratelli,Parlapatões Patifes e Paspalhões, Circo Mínimo, Pia Fraus Teatro e Companhia La Mala.
Foi aluna do Circo Escola Picadeiro, da Escola de Circo Yuri Mandich de Havana.
Treinou com os mestres André Simard e Vitor Fomim no Canadá. Desde 1992 reside em SãoPaulo onde criou mais de 20 espetáculos e integrou diversos coletivos.
LUARA BOLANDINIÉ
Atriz e artista circense, co-fundadora da Cia das Rosas desde 2017. Desde 2018
trabalha como aerealista convidada no Circo Zanni; trabalhou como artista
convidada na Pia Fraus Teatro, Núcleo Desastre e Piccolo Circo. Em 2011 se formou em Teatro Físico pela Lispa (London International Schoolof PerformingArts); iniciou estudos da linguagem do palhaço com Mick Barnfather (Inglaterra 2010) e Bete Dorgam (SP 2012).Na área da dança, estudou o Sistema Laban de movimento com a Caleidos Ciadedança, cursou danças brasileiras no Instituto Brincante e danças africanas na Sala Crisantempo. Dedica-se ao estudo do circo, em especial do trapézio desde 2011 e ao teatro de Bonecos desde 2015.Apresentou seus trabalhos autorais de trapézio em: Noite da Rose (2016), Festival Arquiteturas do Circo(2018 - SESC Ocupação Parque D. Pedro), Espetáculos de variedades promovidos pelo Centro Cultural Tendal da Lapa (2019 e 2020), Festival de Circo do Brasil edição2022 e Festival Paulista de Circo edições de 2019 e 2023. Estreou Rosa Pequena, Vida de Circo com a Companhia das Rosas em Novembro de 2019, espetáculoque realizou temporadas em SESCs da cidade de São Paulo e foi contemplado pelo edital Sesi Viagem Teatral em 2022; em 2020, foi contemplada pelo Fomento ao Circo para a Criação do espetáculo Catástrofe da Companhia das Rosas com direção de Carla Candiotto e pelo Prêmio Funarte Respirarte com o vídeo de trapézio Entrelinhas.
bottom of page